sexta-feira, 17 de julho de 2015

6 COISAS QUE PODEM PREJUDICAR O CÉREBRO

6 coisas que podem prejudicar seu cérebro

Preocupação

Fortes emoções variando de êxtase para profunda tristeza podem nos levar a um distanciamento do mundo que nos rodeia. Imagine uma adolescente apaixonada que não consegue esconder seus sonhos e não consegue se concentrar na sala de aula.
"Alguém que esteja apaixonado é mais afetado por hormônios, como oxitocina e endorfina, que aumentam o comportamento de aceitação e prazer" diz Penny B. Donnenfeld, psicóloga de Nova York. "Eles se preocupam muito com os interesses de seus parceiros, o que pode interferir na concentração e atenção, prejudicando o armazenamento de memória. Mas isso acontece em diferentes graus de severidade; muitos são capazes de colocar as preocupações românticas de lado."

Traumas emocionais

Os intensos efeitos do transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) são mais conhecidos e melhor tratados hoje em dia. Depressão, mudança de personalidade e perda de memória são alguns sintomas que podem ser desencadeados por um acontecimento traumático. Sinais de TEPT normalmente aparecem dentro de três meses após o acontecimento, entretanto alguns traumas, como abuso infantil, podem permanecer na memória por décadas. 

Abuso do ácool e drogas

Certamente não é surpresa que várias substâncias podem alterar noção, percepção e ação. Drogas como álcool, maconha e cocaína, tem efeitos como perda de noção em usuários adultos, mas é limitado até o fim da duração da droga no organismo. Como foi observado por Mitch Earleywine, professor de psicologia na Univerdade Estatual de Nova York em Albany,  perda de memória em curto prazo é ocasionada pela idade- mesmo se usuários da meia idade atribuem isso ao uso da erva. Excesso de álcool, entretanto, pode inibir a habilidade do cérebro de gravar memórias do evento. 
 

Alimentação ruim

Pesquisas ainda não quantificaram especificamente quais são os efeitos de uma boa dieta ou uma dieta ruim na saúde mental. Mas sabemos que o Ômega 3 (encontrado em peixe, soja, nozes e outros alimentos) ajudam a fornecer ao corpo aminoácidos necessários para a formação de células e na produção de neurotransmissores do cérebro como serotonina e dopamina. Indiscutivelmente, neurônios saudáveis performance melhor do que os não saudáveis, promovendo clareza nos conhecimentos, boa memória e bom humor. Apesar dos alimentos não saudáveis não diminuírem o QI ou destruir a memória, uma alimentação regular auxilia o cérebro a maximizar seu potencial. 
 

Susto repentino

Quando a concentração é interrompida por uma surpresa, a memória do que se estava pensando ou fazendo pode ser apagada momentaneamente. O lapso temporário é explicado por um mecanismo de defesa ao estresse, advindo da natureza humana. "Se você está andando por uma trilha e um urso aparece, você se assusta e fica em estado de alerta durante todo o resto do caminho", diz Dr. Patterson. "Você talvez se lembre de todo o evento ter acontecido em câmera lenta - mas você pode não se lembrar qual era o caminho em que estava antes de fugir do urso." 
 

Estresse e ansiedade

Em pequenas doses, estresse e ansiedade contribuem positivamente para a funcionalidade mental: eles nos fazem focar mais a nossa atenção e resolver a situação que está nos incomodando. Por exemplo, se você está nervoso por causa de uma prova importante, você se concentrará mais nos estudos.  No entanto, quando associados, os efeitos podem nos atrapalhar psicologicamente e neurologicamente. "Há um estudo que sugere que estresse muito alto ou estresse crônico podem afetar o hipocampo, parte do cérebro que é a principal sede de formação de memória, disse Penny B. Donnenfeld, Ph.D. Ela também observou que o corpo libera químicas relacionadas ao estresse, como cortisol que pode colocar o sistema nervoso em alerta e trazer sensações de distração, pânico e fadiga. 
 
Está escrito: 
Recomendo pois, Antes de tudo, que se façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens, pelos reis e todos os que detém a autoridade, afim de que levemos uma vida tranquila e sossegada, com toda a piedade e dignidade. Eis o que é bom e aceitável diante de Deus, nosso salvador. (I Carta de São Paulo à Timóteo 2:1-3)











Pastor Idenilson Guimarães do Nascimento,
Capelão Institucional Evangélico da PMAM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário