sábado, 27 de julho de 2013

ENSINANDO ÉTICA AOS FILHOS.






Ética é um conjunto de princípios que refletem normas e valores presentes numa sociedade, disciplinando e orientando o comportamento humano. Com as transformações sociais, as diferenças na forma de viver das gerações são cada vez mais marcantes. No entanto, existem regras de conduta que têm continuidade porque são imprescindíveis ao convívio humano. Assim, uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções que regem a sociedade a qual está incorporada.

A ética não é inata e precisa ser aprendida no processo educativo, a fim de que a pessoa, gradativamente, crie uma natureza moral superando a sua natureza instintiva. Algumas dicas podem ajudar os pais nessa tarefa:

1- Assuma a responsabilidade: Ética se aprende desde o berço e corresponde a uma função inalienável de pai e mãe ou de quem desempenha essas funções na vida da criança. É uma responsabilidade que não se pode transferir, nem mesmo entre pai e mãe, pois cada um desempenha uma função diferente. Seu filho entrará em contato com todos os tipos de princípios, mas os que você transmitiu é que nortearão a vida dele. É bom considerar que a formação do caráter de seu filho está profundamente ligada à ética adquirida desde a infância.

2- Você não pode dar o que não tem: Para ensinar ética a seu filho primeiramente você tem que agir segundos os princípios que deseja transmitir. Lembrando que o ensino não se faz apenas pelo discurso de belas palavras, mas, sobretudo, pela prática. Ensina-se pela forma como se manifesta, pelo comportamento e forma de agir. O ditado popular que diz "faça o que eu falo e não o que eu faço" é totalmente nulo no processo educativo. Bons pais são aqueles que buscam aprimorar-se a cada dia com o objetivo de transmitir bons valores a seus filhos.

3- Imponha limites: Desde cedo à criança precisa entender que não pode fazer tudo o que quer e que precisa considerar sempre os direitos alheios. Não acredite que seu filho saberá distinguir isso quando "estiver crescidinho"; ética se aprende ainda no berço. A disciplina organiza a vida da criança e é muito importante para o seu desenvolvimento, além de ensina-la a lidar com frustrações, leva-a a buscar e criar alternativas diferentes para conseguir o que se deseja. Isso terá um efeito muito positivo no futuro de seu filho para que se torne um adulto que saiba controlar impulsos e emoções; que seja criativo e respeite o outro.

4- Antes de exigir, ensine: Muito cuidado para não exigir perfeição de seu filho, tenha em mente que componentes negativos existem em todo ser humano e precisam ser bem orientados. É importante que seu filho compreenda a necessidade de reconhecer atributos positivos e negativos. Saber que os pais não acertam sempre e desculpam-se quando agem erroneamente é, pois, muito saudável. Observe se o que você está exigindo de seu filho representa o que tem ensinado a ele.

"Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor". Essa citação de Albert Einstein deve ser um lema ético a ser transmitido aos filhos.



Com as bençãos de Deus;

Pr. Idenilson Guimarães Nascimento
Capelão Evangélico da PMAM.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário