segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A LENDA DOS CAMARADAS E A LIDERANÇA NA CRISE.



LENDA DOS CAMARADAS
Diz a lenda, que prestes a assumir o comando do Partido Comunista Soviético, Leonid Brejnev recebeu três envelopes de seu antecessor, Nikita Kruschev, cuja recomendação foi que abrisse um deles a cada crise que viesse. Um tempo depois, lá veio o primeiro dissabor. Brejnev abriu o primeiro envelope, que tinha a seguinte mensagem: “Bote a culpa em mim”. Após alguns anos, veio mais uma crise, e o segundo envelope foi aberto. “Bote a culpa em mim de novo”. Não tardou a vir outra crise, e dessa vista ameaçava seu cargo, e brejnev teve de lançar mão, mais uva vez, da sapiência de Kruschev. “Prepare três envelopes”, era a sentença. O apelo quase universal da história que já foi contada tendo como protagonistas os personagens mais diversos, é fácil de entender. É um princípio básico da política que, enquanto for possível, o ocupante de um cargo atribuirá toda sorte de problemas à herança deixada por quem veio antes. E não apenas por senso de sobrevivência, mas porque, muitas vezes, é nas horas de crise que um governante ou gestor tem espaço para imprimir sua marca, destacar-se de quem o antecedeu, e dar ao país ou ao órgão uma nova cara.

Alguém disse que o homem quando fala revela parte do que ele pensa, quando o homem pensa ele revela a sua essência, e quando fala o que pensa revela o todo da sua alma! 
No contesto da liderança disse Nelson Mandela: Eu sou o Capitão da minha alma e o dono do meu destino. Se ele optasse pelo fracasso, não teria o êxito até na hora da morte!
O homem foi criado por Deus para gerenciar êxito, pois é nas horas de crise que um governante ou gestor tem espaço para imprimir sua marca, destacar-se e dar ao órgão ou instituição uma nova cara.
O líder não pode ser uma ameaça a sua gestão nem ao seu destino. O homem não é o que fala e sim o que pensa. O líder deve fazer o que pensa, o que defende e acredita, e não simplesmente o que fala; como resultado de uma mente pensante não na esfera empírica, e sim cognitiva. 
Os fracos são cingidos de força. (I Samuel 2:4)
Diga o fraco: Eu sou forte! (Joel 3:10)
 







Polícia Militar do Amazonas, uma Referencia Nacional.

Com as bênçãos de Deus nosso Pai, 
Pr. Idenilson Guimarães do Nascimento
Capelão Institucional Evangélico da PMAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário